Um Fuzileiro é um militar especializado em combate de infantaria. A origem do termo remonta ao século XVII e provém da palavra “fuzil”, que originalmente referia-se à peça móvel de aço onde a pederneira de uma espingarda percutia.
No Brasil, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é uma força composta por militares voluntários, submetidos a um processo rigoroso de seleção e treinamento em ambientes terrestre, marinho e aéreo.
A presença do CFN é essencial para a resolução de conflitos e a garantia do bem-estar da população em qualquer parte do mundo.
A seleção de Fuzileiros Navais ocorre por meio de concursos públicos, como o Concurso Soldado Fuzileiro Naval.
Os candidatos devem ser brasileiros do sexo masculino, ter entre 18 e 22 anos e possuir ensino médio/técnico completo.
O processo seletivo inclui exame de escolaridade, verificação de dados biográficos e documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física para ingresso.
O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais tem a duração de aproximadamente 17 semanas e ocorre em órgãos de formação do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro e em Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até o dia da formatura.
Ao longo do curso, os Aprendizes-Fuzileiros Navais recebem alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de uma remuneração condizente com sua graduação.