Primeiro-Sargento Brasileiro Conclui Prestigioso Battle Staff Course nos EUA

BRMILITAR Notícias
03/06/2024
-
Leitura: 2 min(s)

Boletim BMILITAR

Receba as principais notícias, artigos e novidades.

Ao se inscrever nosso Boletim BMILITAR você está de acordo com nossa política de privacidade

Primeiro-Sargento Brasileiro Conclui Prestigioso Battle Staff Course nos EUA
Créditos: Exército Brasileiro

Fort Bliss, Texas (EUA) – O Primeiro-Sargento Ítalo Guimarães Morangon, do Exército Brasileiro, concluiu com êxito o Battle Staff Course no Centro de Excelência em Liderança do Exército dos Estados Unidos. Ele foi o primeiro militar brasileiro a participar deste curso e o único estrangeiro em uma turma composta por 60 sargentos americanos.

Primeiro-Sargento Brasileiro Conclui Prestigioso Battle Staff Course nos EUA
Créditos: Exército Brasileiro

Durante o curso, que teve a duração de um mês, o Sargento Morangon estudou 30 lições diferentes, totalizando 175 horas de treinamento. O curso se concentra no processo de tomada de decisão militar, incentivando os alunos a pensar de maneira crítica e criativa para resolver problemas complexos. Entre as disciplinas abordadas estão comando e controle em missão, processo de planejamento conjunto, ação decisiva, operações em múltiplos domínios e operações de combate em larga escala. As instruções visam aprimorar a capacidade dos sargentos de traçar planos e criar ordens de operações, preparando-os para atuar nas funções de estado-maior.

No Brasil, o Sargento Morangon integra a Escola de Sargento das Armas, onde trabalha diretamente com a formação militar. Após a conclusão do curso, sua missão é compartilhar os conhecimentos adquiridos com as equipes de instrução e aplicá-los para melhorar a formação dos sargentos do Exército Brasileiro.

O Sargento Ítalo destacou que a formação no exterior proporciona importantes qualificações, como a capacidade de integrar equipes de assessoramento do estado-maior, apoiar o planejamento de operações e atuar em exercícios e ações subsidiárias, como o enfrentamento de situações de calamidade.

Fonte: Exército Brasileiro